RJ: Ensaio sobre a cegueira na plateia de espetáculo

A diretora Paula Wenke, ao centro, com o elenco da peça – Divulgação/Kassu Assessoria

A peça só começa com toda a plateia sentada. Mas a experiência sensorial tem início na fila para entrar no teatro. De olhos vendados, o público de “Feliz Ano Novo, de novo” é separado em pequenos grupos e levado até o seu lugar. No trajeto até as poltronas, há música, cumprimentos, elogios e serpentinas que são lançadas na altura da perna e dão mais insegurança ao caminhar. Nos 60 minutos de espetáculo, as pessoas têm a oportunidade de entender um pouco sobre a como vivem os mais de 7,5 milhões de deficientes visuais, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito no ano passado, além de se emocionarem com o que não foi visto da história contada.

Em cartaz no Teatro Maria Clara Machado, a peça apresenta Gabriel, um adolescente que é filho de Roberto, um comandante da Marinha e viúvo. A história se desenrola quando o rapaz encontra um livro de Vinicius de Moraes, perdido pela sua casa, e questiona o pai sobre a dedicatória romântica de uma mulher, que assina Dama do Mar.

“Feliz Ano Novo, de novo” adota a técnica do Teatro dos Sentidos, criada pela diretora Paula Wenke, que também assina o roteiro do espetáculo, caracterizada  pelo uso de textos originais ou particularmente adaptados para que haja total compreensão da história, e a máxima estimulação dos sentidos remanescentes (audição, olfato, paladar e tato), suprimindo a visão.

Durante a peça, a plateia sente cheiros, ventos, se molha, dança, come pipoca, chocolate, toma champanhe e, ao fim da história, é convidada a tirar a venda dos olhos e conhecer cada ator do elenco. No espetáculo, que foi concebido em 2002, deficientes visuais não pagam entrada e seus acompanhantes, meia entrada.

SERVIÇO:

Espetáculo: “Feliz Ano Novo, de novo”.
Local: Teatro Maria Clara Machado.
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240,  Gávea, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2274-7722.
Classificação etária: 12 anos.
Temporada: De 19 de agosto a 9 de outubro de 2016.
Horários: De sexta a domingo, às 20h.
Duração: 60 minutos.
Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *