ESTRELAS DO AMANHÃ

kids

A turma de “kids” em ação na prova final (acima), e a turma das segundas-feiras às 19h, abaixo, as duas primeiras a se apresentarem nas provas finais do Curso Aguinaldo Silva de Atuação: eles são as estrelas do amanhã.

turma-das-19

Tudo começou do melhor modo possível – de forma aleatória  e mágica. Estávamos eu e o Fco. Patrício a terminar uma das arrumações que de vez em quando faço em meu escritório quando, lá no fundo de um armário, nos deparamos com uma caixa. Dentro dela havia dezenas de DVDs de testes de atores que me tinham sido enviados pelas produções de minhas três últimas novelas. Demos uma olhada rápida, percebemos que havia neles muita gente então desconhecida e hoje famosa, e não resistimos: fomos vê-los.

Na tal caixa havia de tudo. Desde grandes atores, aprovados por mim já na primeira olhada, até outros que, de tão fracos, não passaram pelo meu crivo, mas desabrocharam depois e hoje são estrelas… Além da maioria: os que infelizmente não chegaram lá, e já desistiram ou, teimosamente, continuam tentando.

Para mim, ver aqueles DVDs foi emocionante, pois seus protagonistas não eram apenas atores tentando chamar minha atenção – eram pessoas. Depois de ver o último teste ficamos, eu e Fco., a filosofar sobre o que víramos até que de repente ele tirou do ar a idéia: “por que você não cria uma escola de atuação?”

Fiquei fascinado pela proposta. Mas tinha saído daquela cidade serrana com o rabo entre as pernas (já que alguns dos seus ilustres cidadãos assim o quiseram) e vendera o imóvel que lá serviria de sede à minha Casa de Artes. Portanto, estava sem um local para iniciar qualquer projeto. Um curso de atuação, sim. Mas onde? “Vou dar um jeito”, disse Fco. Patrício. E assim o fez.

A idéia nos surgiu no comecinho deste ano e em março, no Espaço Paulo Pontes do Theatro Net, as aulas do Curso Aguinaldo Silva de Atuação já começavam.

A adesão dos futuros alunos foi maior que esperávamos – nossa infra-estrutura não podia absorver tantos. Assim, paramos de aceitar inscrições quando elas chegaram a 220. Formamos nossa equipe com a preciosa participação da professora de arte dramática e coach Júlia Carrera (a ela se juntou depois a professora Renata Mafra) e dividimos as turmas, com um carinho especial para aquela dos sábados de manhã a que chamamos “dos kids” – a dos meninos e meninas.

Foram nove meses de aulas – e de cansaço, atribulações, momentos de algum desânimo (sim, não podemos negar isso), mas também de muitas alegrias. E destas, as maiores nos vêm agora, quando acontecem as provas finais do curso e aí podemos ver o resultado do nosso esforço e da dedicação dos alunos. Alguns deles parecem estar prontos para receber, na profissão que escolheram, os louros e as glórias. Outros ainda precisam aprender. Mas certamente o farão se mantiverem o foco no seu objetivo. E ainda outros talvez não cheguem lá. Mas, quando vejo uma história como a da Grazzi Massafera, de quem se esperava tudo, menos que se tornasse a grande atriz que é agora, eu digo com toda ênfase a estes últimos: “se querem ser atores, não desanimem, pois quando a gente realmente quer tudo é possível”.

Estou muito feliz por ter aberto essa porta para novos talentos. O Curso Aguinaldo Silva de Atuação não vai parar, pelo contrário, abrirá novos horizontes. Ano que vem teremos um segundo módulo para os alunos que terminaram com louvor este ano e também abriremos novas turmas. Portanto, aos que desejam ser atores e acham que vale a pena partilhar suas experiências comigo, minha equipe e meus professores, fiquem atentos: em breve detalharemos todas as novidades.

aguinaldo

12 thoughts on “ESTRELAS DO AMANHÔ

  1. Gabriela Luz says:

    Evoé, querido! Muito obrigada ❤️

  2. Duque says:

    Aguinaldo, você alimentou a esperança e abriu a porta para os
    sonhos de muitas pessoas. Conheci e me tornei amigo de alguns alunos do seu
    curso de atuação e pude perceber o quanto eles estavam felizes e satisfeitos por fazerem parte desse projeto. Muitos não teriam essa oportunidade em outro lugar, pois a maioria dos cursos de teatro cobram um preço exorbitante pelas aulas ministradas, e o seu curso (além de oferecer a mesma qualidade e eficiência que os demais) tem um valor muito mais acessível. Pode ter certeza, que independentemente de muitos chegarem lá ou não, a gratidão é o sentimento que vai prevalecer no coração de todos os seus ex-alunos.

  3. Sergio lalper says:

    Boa tarde!Meu nome é Sérgio lalper e gostaria de participar desse modelo de 2017. Fico no aguardo. Obrigado pela atenção.

  4. Ivone Steffen says:

    Ano que vem se Deus assim permitir serei uma de suas alunas no Rio.Fiz o work em São Paulo, mas quero mais, muito mais ser aluna mesmo, poder ter o prazer de estar novamente com a excelente Professora Júlia Carreira que mesmo grávida me proporcionou um grande aprendizado com muita energia e disposição !

  5. Magdalena Salinas says:

    Parabéns Aguinaldo e também para o F.Patricio! Que bom ter colaborador e amigo que o incentivou nesse projecto lindo! Força Aguinaldo! Bola pra frente!
    Demonstre aos Fifis que você é vencedor apesar das invejas e injustiças . Abracao

  6. Leonardo Ribeiro says:

    Vocês são maravilhosos!!!
    Eu amo estudar com vocês, o tratamento é exemplar!
    Muito obrigado por tudo!

  7. Julielson Lima says:

    Gente , muito obrigado por tudo. Se vocês soubessem o quanto foi lindo para mim esse ano. O quanto esse curso me transformou. O tanto de pessoas maravilhosas que conheci e quero levar pra vida. Realmente eu vivi o teatro. Obrigado Deus , universo. Obrigado Aguinaldo e todoooooos. Que a vida traga muito sucesso pra todos nós sempre. Amo vocês. Grande abraço.

    1. Duque says:

      July, eu sei o quanto você se dedicou de corpo, alma e coração a esse curso. Ainda mais, nesses últimos meses de preparação. Mais uma vez, parabéns! Você vai realizar muitos e muitos sonhos ainda meu amigo. Deus está vendo todas as suas batalhas. Não tardará chegar a VITÓRIA! Grande abraço.

  8. Marcelo says:

    Participar desse projeto foi uma das minhas maiores alegrias de 2016. Foram muitos os aprendizados e foi gratificante demais perceber o seu apreço e da sua equipe com o curso. Você fazendo questão de acompanhar de perto sempre que possível, Júlia nos instruindo sempre atenta e trazendo conteúdos importantíssimos para a nossa formação, Francisco Patrício e Wilson com o maior cuidado pra que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Eu estou concluindo esse processo bem feliz e com a sensação de que valeu a pena, de verdade!

  9. Fred Arouca says:

    Vou sentir muitas saudades !!!

  10. PACO RODRIGUES says:

    Muitas coisas bonitas não podem ser vistas ou tocadas, elas são sentidas dentro do coração. O que vocês fizeram por mim e por todos alunos da Casa de Artes Aguinaldo Silva, é uma delas. E eu agradeço do fundo do meu coração, MUITO OBRIGADO A TODOS.

  11. Fabiano Fonseca says:

    O vento e a natureza é o que pode transportar o nosso Ar …. E Agnaldo Silva esta levemente caminhanho sobre as ondas do Mar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *