MENTIRA TEM PERNAS LONGAS

 

“Se a fofoca é mais interessante que a verdade, publique-se a fofoca” – dizia Téo Pereira, o blogueiro de “Império”. Este é o primeiro mandamento da internet.

maxresdefault-2

Quatro dias antes das eleições nos Estados Unidos estava Hillary Clinton à frente das pesquisas com 4% a mais das intenções de votos. Foi então que a notícia estourou e se propagou na internet com a rapidez de um relâmpago: a candidata a Presidente da maior nação do mundo utilizaria o porão de uma pizzaria em Washington para molestar e até assassinar crianças. Por que ela faria isso? A notícia dava algumas vagas explicações a respeito. Mas, para provar que era verdadeira, também dava o nome e o endereço da tal pizzaria,

O boato saiu de um “site” obscuro. E por ser tão absurdo foi simplesmente ignorado pela mídia dita séria, que não publicou sequer uma vírgula a respeito. Era uma mentira deslavada e infame. Mas, segundo as estatísticas, mais de 80% cento dos habituês da Rede reproduzem esse tipo de notícia sem se preocupar em ter certeza de que ela é verdadeira. Assim, a mentira se propagou, como dizem personagens de minhas novelas, “feito um rastilho de pólvora”. Virou, para usar uma das palavras da moda, “viral”. E afetou não só a campanha de Hillary, como também a vida de todas as pessoas que trabalhavam na pizzaria: do proprietário ao faxineiro, todos passaram a receber – sempre via internet, é claro – achincalhes, insultose ameaças de morte.

Mark Zuckeberg, o todo poderoso dono do Facebook, em cujas páginas a falsa notícia sobre Hillary molestadora de criancinhas se espalhou com mais rapidez, perguntado a respeito, tentou minimizar o efeito da boataria que hoje é a matéria predominante nas redes sociais. Mas já se sabe que alguns colaboradores seus, preocupados com o avanço da mentira na internet – sempre mais fascinante que a verdade – já estudam meios de contê-la sem que isso pareça censura pura e simples.

O que leva as pessoas ditas comunicadoresa publicar com a maior cara de pau notícias absurdas em seus “sites”? Apenas o fato de que elas rendem mais “cliques” que a verdade. Sabem porque as vilãs das novelas aos olhos do público são sempre mais interessantes que as mocinhas? Porque estas seguem as regras básicas do convívio civilizado enquanto aquelas não estão nem aí para as convenções e fazem tudo que for preciso para alcançar seus objetivos.

Da mesma forma é a mentira na internet: quanto mais absurda e criativa ela for, mais renderá cliques. E quando finalmente ela for desmentida, o desmentido provocará um efeito bem menor entre os que leram a fantasiosa versão anterior… E a maioria destes continuará acreditando nesta e não no desmentido.

Sabe aquele velho provérbio segundo o qual a mentira tem pernas curtas? Trago más notícias para os amantes da verdade: esse provérbio já era. A mentira, pelo menos aquela via internet, tem pernas longas e caminha com a velocidade do raio. É tão rápida que, em seu trajeto destruidor, por mais que seja perseguida pelos amantes da verdade, nunca é inteiramente alcançada. Sempre digo: cuidado com o que escreve na internet, porque tudo que você publica nela vai estar lá para sempre… E as mentiras, incluindo aquelas a seu respeito, sempre com mais destaque.

“Jornalismo é tudo o que alguém não quer que seja publicado. O resto é propaganda” – dizia Téo Pereira o blogueiro do mal, na minha novela “Império”. Pois na internet o mais interessante, embora não necessariamente verdadeiro, é o que dá mais cliques, ou seja: visualizações que resultam em anúncios e faturamento. O que se deve fazer para estar a salvo dessa rede de baixarias em que se vai transformando a internet? É sair dela. Mas – Zuckeberg sabe, assim como os fofoqueiros virtuais e todos nós também: voltar as costas para a internet, além de perigoso, é impossível, não é mesmo?

 

7 thoughts on “MENTIRA TEM PERNAS LONGAS”

  1. Duque says:

    Inventaram uma mentira com meu nome aqui na minha cidade e até hoje sou vítima de comentários sarcásticos e maldosos nas ruas. Tudo por causa de uma “parenta” que afirmou com toda convicção possível, que eu nunca fiz a sua Master Class, que tudo não passou de uma mentira. Que eu estava trancado dentro de casa, escondido, postando fotos com você e o pessoal do curso (que as fotos foram tiradas em outras ocasiões). Virei motivo de chacota aqui. Só eu sei o que passei. A mentira que ela pregou se alastrou rapidamente pelas vielas de Matias Barbosa, pois é dona de um bar muito movimentado. Ela soube muito bem onde plantar sua patranha. Tudo por causa da inveja. Cidade pequena é um horror Aguinaldo. Você não pode dar um passo adiante que tentam te puxar para trás. E sabe porque acreditaram nela?! Pelo simples fato de ser minha vizinha, morar ao lado da minha casa, e por dizer que sabe de tudo sobre minha vida. Mas Deus é maior. Só ele sabe o quanto sou feliz por ter realizado o sonho de ter te conhecido. Não será uma fofoca que vai tirar de dentro de mim tudo de bonito que eu vivi em Petrópolis.
    Mas e a mentira? Acreditaram nela? Sim. Foi mais original que a verdade dos atos. Para o pessoal daqui, é impossível alguém (nascido e criado na roça como eu) ter dado um passo tão importante na vida. Esse pensamento é o que move as pessoas do interior. Infelizmente.

    1. Aguinaldo Silva says:

      Meu caro Duque, que história horrível! De qualquer maneira você teve sorte, porque esta sua vizinha, malvada como é, poderia ter inventado uma história muito pior de você. Fiquei pensando seriamente em ir a Matias Barbosa, tomar um chope no bar dela com você e depois fazer um discurso na porta do bar dizendo ao povo de sua cidade: fujam desta fofoqueira! Que tal? Mostra este meu comentário a ela, diz que estou disposto a fazer isso…

  2. Duque says:

    A mídia – essa sim, é a mais impiedosa e cruel de todas. No lançamento do seu livro ” Turno da Noite” a Lilia estava radiando simpatia como nunca. Tratou todo mundo bem, era mil sorrisos com a imprensa… E aí, vem o Léo Dias no dia seguinte, falar que ela não foi agradável com algumas pessoas. Que mentira. Eu estava lá. Não vi em momento algum a Lilia ser desagradável com ninguém. Ela estava pertinho de mim na fila. Realmente, esse pessoal só consegue uma “chuva de cliques” se falar mal das pessoas. Odeio isso.

  3. Spectro-Méier says:

    Verdade mentirosa, mentira verdadeira.

  4. Julielson Lima says:

    Não é de hoje que a internet é o “penico do mundo”… Às vezes penso se o mundo não seria melhor sem ela. Como se não bastasse na vida, é preciso se tomar muito cuidado com o que se fala nas redes. Vontade de ligar o foda-se( pra tudo) . Enfim… Muita coisa a se discutir sobre esse tema. Passaria horas. Grande abraço.

  5. JOAO DARLEI says:

    Sinto lhe informar que a internet também revelou que seu histórico vanglorioso de autor de novelas só se deve ao fato de seu Roberto Marinho e seus descendentes requisitarem os serviços da “agencia candomblé de dispacho”, onde em cada ocasião que uma novela nova será exibida, os mesmos lhe presenteam com pelo menos tres criancinhas a ser sacrificadas, o fato das sua novelas darem mais audiencia é que eles costumam sacrificar um pouco mais, entendeu? Então não se ache o bam bam bã porque você não é. kkkkkkkkk joaodarlei@gmail.com

    INTERVENÇÃO DO SOMBRA: gente, que criatura mais aloprada é esta? Ele acredita nas forças do mal! Já que acha que matar criancinhas pode decidir o sucesso de uma novela… CAI FORA, SATANÁS, ESTÁS AMARRADO!

    1. JOAO DARLEI says:

      Pra quem não percebeu, eu estou sendo irônico. Eu não acredito nisso! São vídeos que circulam por aí,mas tem muita gente aloprada (que não é o meu caso) que acreditam e boicotam novelas por causa disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *