RJ: Marco Nanini estreia ‘Ubu Rei’ no teatro Oi Casa Grande

Marco Nanini divide a cena com a atriz Rosi Campos no espetáculo “Ubu Rei” – Divulgação/Carlos Cabéra

Com peça “Ubu Rei”, Marco Nanini reafirma valores fundamentais em sua trajetória profissional, marcada por um repertório de autores que sempre fugiu do óbvio e pela constante busca por novos caminhos a cada trabalho. Protagonista da anárquica farsa escrita em 1896 por Alfred Jarry, Pai Ubu – um dos primeiros anti-heróis do teatro – vem se juntar a uma vasta galeria de personagens imortalizados por Nanini nas últimas cinco décadas, em sua produtiva carreira teatral, cinematográfica e televisiva. A montagem ainda marca o seu encontro com a Cia. Atores de Laura, dirigida por Daniel Herz, que completa de 25 anos de existência este ano. O espetáculo conta ainda com a atriz Rosi Campos no elenco, e a produção de Fernando Libonati.

Apesar de hoje ser considerado um clássico, o texto de Jarry é um ícone do Teatro Moderno e influenciou movimentos que viriam a seguir, como o Surrealismo, o Dadaísmo e o Teatro do Absurdo. Em um flerte constante com o non-sense, o texto mostra a saga do covarde Pai Ubu, que usurpa a Coroa Real e, ao lado da Mãe Ubu (Rosi), se envolve nas mais diversas situações nesta busca desenfreada e voraz pelo poder.

“É uma história de voracidade desenfreada, de personagens sem qualquer freio ético ou equilíbrio. A atualidade do texto é tão grande que não precisamos fazer qualquer pontuação sobre isso na montagem”, conta Daniel Herz, que fez algumas leituras com Nanini e a companhia ao longo do último ano e todos foram unânimes ao eleger “Ubu Rei”.

A peça ganhou adaptação de Leandro Soares, que também assinou a versão de “A Importância de Ser Perfeito”, em 2014, dirigida por Herz.

“Eu vi a montagem de ‘A Importância…’ no Galpão Gamboa e fiquei louco. A partir de então, começamos a nos aproximar, e Daniel chegou com uma série de textos, que tivemos tempo de ler e pensar em cada possibilidade de trabalho. Depois de ler ‘Ubu’, ninguém mais teve dúvidas de que seria ele”, lembra Nanini. “Poucas vezes, temos a possibilidade de fazer um texto que diz exatamente o que queremos falar neste momento. Tudo se casou perfeitamente”, completa Herz.

SERVIÇO:

Espetáculo: “Ubu Rei”.
Local: Oi Casa Grande.
Endereço: Shopping Leblon – Avenida Afrânio de Melo Franco 290-A, Leblon, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2511-0800.
Classificação etária: 14 anos.
Temporada: De 9 de março até 30 de abril de 2017.
Horário: De quinta a sábado, às 21h. Domingos, às 20h.
Duração: 90 minutos.
Ingresso: De R$ 50 a R$ 120.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *