QUEM QUER SER NOVELISTA?

 

O segredo para chegar lá é simples: primeiro, ter talento, além da paciência dos insetos. Depois, vestir uma couraça à prova da inveja e dos insultos… E então ralar, ralar, ralar e ainda mais: ralar! É o que faço todos os dias, há quarenta anos, depois de acordar às 5h da manhã.

aguinaldo

“Ele nunca escreveu merda nenhuma!” – diz o colunista que tem onze leitores na internet. Pois é…

___________________________

“Talento de novelista eu já tenho. O que faço para me tornar famoso igual a você?”

A mensagem, num tom de doutoral certeza, me chega de um local distante deste enorme país chamado Brasil. Quem a envia é um rapaz que diz ter 21 anos e estar escrevendo sua terceira novela de tevê.

“Já estou no capítulo 73” – ele frisa. E continua: “no total serão 180”.

Faço as contas e vejo que ele errou já aí: se tirarmos os cinco capítulos da última semana, sobram 175, um número que não é múltiplo de seis. Portanto, a novela dele terminaria numa quinta-feira, na sexta teríamos a reprise do último capítulo e no sábado telespectador faria o quê – desligaria a televisão e iria comer uma pizza ali na esquina?

Ou seja – digo eu em pensamento ao jovem novelista já mestre na profissão, mas ainda inédito: para escrever uma novela a primeira coisa que você precisa saber é que todas as semanas terão seis capítulos e a última apenas cinco… Mas  de todas as lições esta não é a principal que terá que aprender.

A lição maior de todas é: você não pode escrever uma novela sem antes ter uma sinopse e o perfil dos personagens – que não deveriam passar de 40, mas nem sempre é assim. E não pode, principalmente escrever nem uma vírgula sem que sua ideia inicial tenha sido aprovada por uma emissora de televisão com a capacidade e o mérito de a produzir.

Ah! Mas você mora num cafundó de Judas, nunca passou pela catraca da entrada de um canal de televisão, não foi colaborador de um autor consagrado, fez um curso aqui e outro ali por correspondência e nada mais que isso… E já se considera um novelista de sucesso? Então eu lhe aconselho a procurar um psiquiatra para ouvir dele que desejos se concretizam, sim… Mas dificilmente do modo que a gente quer.

Ao rapaz dos cafundós de Judas que me mandou a mensagem eu digo, com a experiência de já ter escrito 14 novelas, ter ganho dois Emmys além de dezenas de outros prêmios e ter, mesmo assim, minha capacidade de autor diariamente contestada por gente que nem ao menos sabe quais são as reais funções do travessão e da vírgula: desista!

Porque é como eu digo: esta não é uma profissão para mariquitas. O que menos interessa aos verdadeiros autores de novelas é a notoriedade. De um deles, Gilberto Braga, ouvi certa vez este comentário:

“Todos os dias abro o jornal e dou graças a Deus quando vejo que meu nome não está lá”.

Isso era na época em que as pessoas escreviam só em jornais e revistas. Hoje algumas delas exercem seu apurado senso de analfabetismo nas redes sociais, onde buscam atrair cliques com a fome de quem está preso num chiqueiro. Assim, se você é novelista como diz que é, trate de desligar a internet para não ver que todo dia, a cada hora, minuto, segundo até, alguém escreveu alguma coisa a seu respeito e em geral essa coisa é deletéria, cruel ou mentirosa.

Qual o antídoto contra isso? Só conheço um. Pensar que ser novelista é exercer uma profissão como outra qualquer. Entregar-se ao trabalho e fazer o melhor possível aquilo que lhe cabe que é: escrever e escrever. Ter a certeza que só um objetivo lhe interessa: a aprovação e o amor do público. É ele que conta e não a opinião perversa de uns poucos saitezinhos cujos leitores e comentaristas parecem sair de um conta-gotas que só pinga quando o autor das mal traçadas linhas assim oquer.

Mas o rapaz dos cafundós, na sua mensagem que prefiro não publicar na íntegra, deixa bem claro que não quer fazer apenas isso. O que ele quer é adentrar nesse túnel profusamente iluminado e cheio de sons tecno-eletrizantes que alguns chamam de sucesso e dentro do qual a toda hora alguém tropeça e cai na escuridão profunda para nunca mais aparecer.

Então, à sua mensagem de telenovelista consagrado embora ainda inédito, eu respondo aqui: se quer mesmo provar o gosto do que considera sucesso, querido, então vista antes uma couraça  que resista até ao impacto de um foguete norte-coreano… E mesmo assim se prepare para sofrer.

 

30 thoughts on “QUEM QUER SER NOVELISTA?”

  1. Lara Simeao Romero says:

    Excelentes observações, sempre com aquele seu jeitão que adoramos!
    Além do talento, perseverança, coragem, disciplina e estudo, eu diria que a pessoa teria de ir pra o Rio de Janeiro, São Paulo como mínimo.

  2. Evaldo Ribeiro says:

    Você não precisa provar mais nada, Agnaldo! Um autor que já escreveu tantos sucessos como você nunca mais mais será esquecido! Eu te admiro muito!

  3. Marcelo Moyses says:

    Caro Aguinaldo Silva,
    O que mais admiro em você, e em todos os seus trabalhos, é o seu senso de humor apurado ( beirando o sarcasmo… rsrs ).
    Sem ele (s) não chegamos a lugar algum neste mundo “chocho” e repetitivo.
    Você nem precisa dar um Curso de Interpretação… você já é a interpretação viva desta Arte .
    Parabéns !
    Devemos agradecer aos Deuses da Arte por você existir…
    Merda, pra ti ! rsrs ( Não é assim que se deseja sorte em tua Profissão ?? rsrs )
    Saúde demais, é o que te desejo de coração.
    Do seu fã,
    Marcelo Moysés

  4. Gutolisboa says:

    Muito bom o texto , mestre !

  5. Diogo Patzlaff says:

    O mal de muitos é o ego inflamado, se achar melhor que o outro por A ou B, a falta de humildade é algo que faz com que muitos se percam no meio do caminho, lutar diariamente é ter certeza que seus maiores valores podem ser construídos ao longo da vida, que a simplicidade de viver é que nos leva a um auto-conhecimento inquestionável nos dando força para seguir em frente no meio de tantas histórias criadas com o nome, com tantos disse me disse, com tanta inveja e mal olhado.
    Mas chegou ao Rio Aguinaldo, morou simples, foi aprimorando, e chegou aonde chegou, mas o que ele lutou para está aonde está, ninguém sabe, ninguém quer saber, não são flores o caminho, tenho certeza que houveram muitos espinhos, muitos abismos, mas com disciplina tudo foi se transformando. Parabéns pela sua essência, é de exemplos como o seu que o mundo precisa cada vez mais.

  6. Filipe Almeida says:

    Adorei o texto, Aguinaldo! Sou fã do seu trabalho! Há previsão para algum curso seu com essa proposta?

  7. Felipe Marques says:

    Boa Noite, não importa o lugar, se tem força de vontade e garra, tudo dará certo. Os anjos e arcanjos terão que mover ondas positivas de energias ao seu favor. Todos nós temos um anjo e um arcanjo, eles nos ajudam todos os dias, só pedir é ter paciência. Te amo, Aguinaldo.

  8. Filipe do Vale says:

    Adorei, Aguinaldo Silva. Acho que fazer qualquer coisa pensando apenas na fama e no dinheiro é falta de profissionalismo e INTELIGÊNCIA de alguém que escreve, ou digita, todos os dias, “nem que seja apenas uma vírgula” – como disse Benedito Ruy Barbosa.
    Eu, que também moro num dos cafundós de Judas, estou escrevendo uma sinopse sem me preocupar que dia, mês ou ano ela será aprovada e produzida, de preferência pela Globo. Apenas escrevo pelo prazer de por minhas ideia num papel, ou melhor dizendo, num arquivo de computador.

  9. Wellington Oliveira says:

    Adorei o texto!
    Eu tenho 24 anos e sou um apaixonado pela arte de escrever teledramaturgia. Atualmente sigo com o exercício de desenvolver uma trama de folhetim e publico online os capítulos diariamente, mas eu que não teria a ousadia de dizer que “sou um novelista” como o “jovem dos canfundós de Judas” [risos].
    Prefiro ser realista e ir aprendendo tudo devagarinho, praticando e praticando, absorvendo tudo o que posso ao acompanhar os trabalhos dos melhores no ramo e quem sabe quando eu tiver lá pelos meus 35 ou 40 anos uma portinha se abra.
    Fico me perguntando se esse jovem que já se considera um “novelista prolífero” ao menos saiba quem seja Ivani Ribeiro ou Janete Clair. Ai, ai [mais risos].

  10. LUCIANO SILVA DE MEDEIROS says:

    Eu tenho um grande desejo de ser teledramaturgo. Estou com 42 anos e tenho uma carreira acadêmica na área de Ciências Sociais. Desejo muito compor o time de autores de dramas históricos e outros gêneros. Quero apenas uma oportunidade.

  11. Bonnet says:

    .morto
    Certeza que foi o Gabriel.

  12. Johnny Aries says:

    A sua maestria fica evidente em cada criação !
    O imediatismo atual é gigantesco , ser a qualquer custo e sem ralaçao, tão bem colocada nas suas palavras. Podemos ver o resultado dessa sua dedicação nas mais prestigiadas novelas, reconhecida em grandes audiencias. Obrigado e continue mesmo com o fogo cruzado sendo Aguinaldo.

  13. joao says:

    Ele pode ser um jovem prodígio, querido, como você foi um dia, não foi? E você também veio de um cafundó do judas Naldinho, ou por acaso Carpina é logo ali, meu amor?

    1. Aguinaldo Silva says:

      Meu caro João Darlei, eu desejo sorte a ele e a você em suas respectivas jornadas.

      1. FILIPE DO VALE says:

        E DEVE MESMO, QUERIDO; JÁ QUE VOCÊ NÃO É O MELHOR NEM O PIOR QUE NENHUM DOS QUE TRABALHAM NA SUA “ÁREA ARTÍSTICA”.
        EU GOSTO DO QUE VOCÊ ESCREVE, PRINCIPALMENTE QUANDO O GÊNERO É O REALISMO FANTÁSTICO.
        EU, COMO UM SEGUIDOR DO SEU TRABALHO – E NÃO DE VOCÊ EM SI, JÁ QUE NÃO O CONHEÇO COMO PESSOA – GOSTARIA QUE VOCÊ PUBLICASSE NO SEU BLOG UM VERDADEIRO PASSO-A-PASSO – NÃO COMO ESTE POST – DE COMO ESCREVER UMA SINOPSE E ENTREGÁ-LA NA GLOBO, SEM QUE, NÓS, MEROS AMADORES, TENHAMOS DE JÁ SER CONTRATADOS PARA PODER ENTREGAR UM TEXTO À EMISSORA – UMA FORMA DIFERENTE DA QUAL JÁ HAVIAM ME INFORMADO.
        OBRIGADO POR LER ESTE COMENTÁRIO, CARO AGUINALDO SILVA.

        1. Aguinaldo Silva says:

          Meu caro
          Filipe,
          estou na Globo há 40 anos e nunca soube de outra maneira de entregar material na empresa sem ser, antes, contratado por ela. Se você tem certeza que existe este meio, como diz, ele deve ser secretíssimo, pois nunca fui informado a respeito dele. Qualquer empresa só aceita trabalho de alguém depois de contratá-lo como funcionário, e a Rede Globo é uma empresa como outra qualquer. Sou diariamente procurado por pessoas que sonham em se tornar novelistas da Globo. Se eu tivesse o tal passo-a-passo para isso forneceria com o maior prazer. Infelizmente não é o caso. Abraço.

        2. Aguinaldo Silva says:

          Meu caro, estou na Globo há 40 anos e nunca ouvi falar deste caminho alternativo do qual você fala. A Rede Globo é uma empresa que só aceita trabalho daqueles que ela contrata e aceita como funcionários. Os novelistas são isto: apenas funcionários. Se eu tivesse o tal passo-a-passo do qual você fala forneceria com todo prazer, pois meu sonho, concretizado nos muitos cursos de roteiristas que faço, é ver mais profissionais atuando na área.

          1. Filipe do Vale says:

            Obrigado, Aguinaldo Silva.
            Por favor, você poderia disponibilizar no seu portal a sinopse original de Império e Padre Cícero? Adoraria ler.

  14. Luiza says:

    Aplausos , como sempre meu (lobo)querido! rs…
    Sua lucidez e irreverência são encantadoras.
    Para ser bom em qualquer profissão, demanda de paciência, dedicação, aprendizado constante, vocação e talento!
    Te amo!
    Bjokas

  15. Julielson Lima says:

    Desse ofício tão difícil, almejado e disputado, foi você Aguinaldo que me deu a primeira luz, o primeiro apontamento, a primeira direção. Você não precisa em hipótese alguma nessa vida provar que é o melhor, e eu ainda diria sem medo de errar: O maior!
    Cada vez mais tenho consciência do quão é difícil e é preciso esforço para se chegar lá. E cada vez mais aprendo a viver e a entender a vida por causa disso. Isso faz de mim, uma pessoa melhor, independentemente se eu vá chegar lá ou não. Esse é o grande segredo . Forte abraço !
    PS:. Saudades dos seus textos, e do EU RECOMENDO( Mas gosto mais dos textos) 😉

  16. DORA MAFRA says:

    Meu querido, já comecei a aprender lendo o seu texto. No próximo Masterclass estarei com você se Deus quiser. Bjo Dora Mafra

  17. jarbas da costa says:

    Boa noite. Há algum tempo venho acompanhando o senhor aqui pelo facebook com a esperança de um dia me torna um co-autor. Sou professor de Língua Portuguesa e grande admirador do seu trabalho Ainda não obtive nenhuma resposta, com relação aos cursos que promove, os quais soube recentemente e muito me entusiasmou com a possibilidade. Espero que possa ser chamado para um teste ou algo que o senhor promova. Qualquer coisa representará muito pra mim. Muito obrigado pela atenção dispensada.
    Email para contato: jarbastoledo@hotmail.com

    1. Aguinaldo Silva says:

      Meu caro
      Jarbas, só farei novos cursos no primeiro trimestre do próximo ano. Fique atento, porque eles serão anunciados aqui neste meu espaço virtual. Assim você saberá, na hora certa, de todos os detalhes. Abraço e boa sorte.

      1. jarbas da costa says:

        Cara! É o Agnaldo Silva que está falando comigo? Não acredito! Estou muito feliz!! Emocionado aqui!!Muito obrigado. O Senhor ainda vai se lembrar de mim! Acompanho-te desde a novela Tieta, sou seu fã! E sonho muito, desde há muito tempo trabalhar com o senhor. Muito obrigado!! Amo-te!! kkkkk

  18. Zé Munheca says:

    É Aguinaldo não Agnaldo.

    Minha última novela que assisti o último episódio foi Duas Caras, desde entāo não assisti mais. No entanto assisti A força do querer. Assisti porque todo mundo estava falando. Ontem vi a nova do Carrasco. Achei estranho a personagem deixar a bolsa na casa do amante e sair e ainda ligar o carro; porque eu imagino que a chave fica na bolsa…

    Não tem como desligar a internet tudo que é bom está lá.

    Eu sofri muito mas consegui superar e te digo GOSTO DE ACOMPANHAR SUA VIDA. De longe é a pessoa que mais admiro.

    2018 será um ano especial para nós.

  19. Zé Munheca says:

    Me esqueci de Fina estampa. Eu lembro bem do final.

    Eu não escrevo nada sem ser devidamente contratado. Hoje estou escrevendo livros e sigo o que me ensinou acordar cedo e outras coisas. A vida continua. Sucesso é ter criatividade todos os dias e uma mente e coração com saúde.

  20. Júnior Azevedo says:

    Muito bom, perfeito !

  21. Júnior Azevedo says:

    Aguinaldo, entre em contato comigo por favor.
    E-mail : Domingos.azevedojr@gmail.com

  22. Jairo Rodrigues says:

    Pois é!
    A prepotência do jovem novelista falou mais alto que a vontade de aprender. Ah! Esqueci, talento ele já tem né? kkkkkkkk, só precisa saber como ficar famoso igual você. kkkkkkkkkk.
    Essa foi demais!
    Daqui a pouco vai dizer que você também plagiou uma de suas 3 novelas Aguinaldo. kkkkkkkkk
    Abraços mestre,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *