CADA NOVELA É UM FLASH!

 

20180331_091557

Não se passa um dia sem que alguém da mídia me procure para pedir notícias da minha próxima novela. A todos dou sempre a mesma resposta. Ainda é muito cedo para falar sobre ela. Afinal, uma novela está no ar, outra ainda virá depois dela… E a minha será a partir desta de agora a terceira. Portanto, repito e escrevo com todas as letras: é cedo demais para ficar falando sobre ela.

De qualquer modo posso dar algumas dicas. A primeira é que, tal como fiz em “Império”, vou escrever a novela como se fosse um seriado e dividi-la em temporadas. Claro, ninguém notou que fiz isso isto na novela anterior… A não ser os jurados do Emmy Internacional, que a premiaram. A primeira temporada eu e meus eficientes e fantásticos colaboradores já terminamos. (“Colaboradores”? Não gosto desta palavra tão limitadora, acho melhor dizer: “companheiros de trabalho”). Ela termina no capítulo 36 com a chegada de uma personagem absolutamente inesperada. Seria Nazaré Tedesco, cuja volta nesta novela foi tão propagada? Sem comentários, o segredo é a alma do negócio. Só posso dizer que a tal personagem provoca uma tremenda reviravolta na história… Ou aquilo que, na linguagem dos que realmente são roteiristas se chama “reversão da expectativa”.

Os mais atentos na leitura desse meu humilde texto notarão e comentarão: “capítulo 36, caramba, então já escreveram isso tudo?!” E eu respondo: escrevemos sim e escrevemos mais ainda porque, a essa altura, já estamos no meio da segunda temporada, que termina no capítulo 60. Portanto, façam as contas.

O que posso mais dizer a vocês sobre minha próxima novela sem abrir o jogo? Direi que por ela transitam vários personagens de novelas minhas anteriores. De todos, posso citar apenas dois: o casal Ypiranga Pitiguary Mackenzie e Scarlet Mackenzie, brilhantemente vividos em “A Indomada” por Paulo Betti e Luisa Tomé, uma dupla cuja presença nas minhas histórias sempre serviu para engrandece-las.

Aliás, Greenville, a cidade onde transcorria a história de “A Indomada”, aqui também aparece, bem como Tubiacanga, aquela em que se passava “Fera Ferida”. Pois, aos 75 anos, e já na fila em direção à porta sobre a qual está escrita a palavra “saída”, sei que esta poderá ser a minha última novela… Assim como qualquer dos dias que eu viver a partir de hoje pode ser o último.  Por isso resolvi transformá-la numa síntese de todas as minhas outras tramas.

O que isso significa? Que, mais que todas as outras, queridos, essa novela é minha. Nela está contido todo o meu (graças a Deus) vastíssimo universo de ficcionista. É a súmula de tudo que fiz e a minha prova de artista.

25 thoughts on “CADA NOVELA É UM FLASH!”

  1. Malévola dos Santos says:

    Esta cidade onde se passa a novela tem um cemitério? Porque já vi que você vai desenterrar todos os mortos.

  2. Malévola dos Santos says:

    Aliás, Aguinaldo Silva, por falar em cemitério, você não acha que devia dar lugar aos autores novos? Valci Carrasco tem 35 anos, João Emanoel 25, Manoela Dias 13… Todos podiam ser seus netos!

    1. Dawson Gomez says:

      Primeiro que vc quem deveria deixar o lugar para os internautas de bom senso darem suas opnioes por aqui. Em segundo,que todos esse citados estao ainda comendo arroz com feijao para se igualarem a Aguinaldo Silva.

  3. Albino Santo Sé says:

    Adoro quando você cita suas próprias novelas. Depois vem um maluco e diz que foi ele quem escreveu tudo. kkkkkk

  4. Albino Santo Sé says:

    Eu tinha treze anos nesta época de A Indomada. Como era bonita a Luiza Thomé. E o melhor é que ela ainda está bonita tantos anos depois. Nunca entendi porque ela nunca mais foi chamada pela Globo.

  5. Albino Santo Sé says:

    Agnaldo, passei na porta do seu teatro aqui em São Paulo e vi que você e sua equipe estavam conversando com um soldado da Polícia Militar. Fiquei de olho, para ver se ele levava alguém preso, mas acabou que ele tirou uma selfie com você e só depois disso foi embora. Era um fã?

  6. maria da costa souto says:

    É verdade que a Marina Ruy Barbosa vai cortar o cabelo para fazer sua novela? Se for, faz nela um cabelo bem louco, tipo o de Darryl Hannah em “Blade Runner”. Ela vai ficar ainda mais linda.

  7. Josué Pereira says:

    Não é por nada não, Aguinaldo, mas acho que você está esquecendo dos seus leitores aqui no blog. Ficou uma semana sem postar nada! Ainda bem que quando postou foi para contar novidades sobre a sua novela.

    1. jacob says:

      Concordo

  8. Laura F. Palim says:

    Não sei, não sei, não sei. Mas desconfio que esta novela que você está escrevendo vai ser de arrepiar. Nos corredores globais só fala dela. Dia desses eu estava lá prestando serviço quando ouvi alguém gritar: “os gatos do Aguinaldo chegaram!” Pensei que eram uns rapazes, mas alguém me explicou que não, disse que eram os gatos da novela, que vieram dos Estados Unidos. Que chique, com tanto gato vira-lata por aqui, você manda buscar logo dois nos States? Não sei.

  9. Marcílio Barreira says:

    Meu caro Aguinaldo, aqui em Portugal sua novela Senhora do Destino está passando pela quarta vez. E continua fazendo sucesso. Todo mundo comenta as diabruras de Nazaré Tedesco.

  10. Magdalena Salinas says:

    Quem é esse Malévolo?
    Eu diria “dor de corno “ não será não?
    Ou então presunção e água benta cada qual toma a que quere…
    Como há pessoas que se entretém a espetar “bandarilhas” nos que têm valor e de destacam dos demais…

  11. Magdalena Salinas says:

    Corregindo o final:
    …nos que têm valor e se destacam dos demais…

  12. Julielson Lima says:

    Rindo muito com alguns comentários aqui kkkkkkkk.
    É isso aí Aguinaldo, bota fogo no blog e conta tudo sobre a novela que a gente gosta. Que saudades de quando você publicava textos quase todos os dias! Mas entendo seu tempo. Me fala uma coisa, como a gente faz pra pular logo para novembro e ver essa novela no ar? Eu não aguento mais esperar!!! Eu não me aguento mais de emoção!!!
    Grande abraço.

  13. Rafael Bagesteiro says:

    Você é um gênio e posso dizer que suas histórias me influenciaram muito a ser ator, eu tinha 8 anos de idade quando tive o primeiro contato com sua obra, foi com a novela “A Indomada” fiquei fascinado com todo seu universo fantástico e completamente apaixonado pela Eva Wilma que interpretava “Altiva”.
    Faz 10 anos que sou ator e 20 que sua obra me influencia, adoraria ter a honra de estar em seu elenco.
    Sucesso grande mestre!!

  14. jacob says:

    Rapaz, esse Aguinaldo é o cara, essa escrita é forte demais “A primeira é que, tal como fiz em “Império”, vou escrever a novela como se fosse um seriado e dividi-la em temporadas. Claro, ninguém notou que fiz isso isto na novela anterior… A não ser os jurados do Emmy Internacional, que a premiaram. ” Aguinaldo tu é de meter invejar a qualquer autor de novela, principalmente quem faz de tudo mas não ganha um Emmy.

  15. Spectro-Méier says:

    As produções não são mais executadas a toque de caixa. Agora trabalha-se com uma longa frente de capítulos. Dito isso, segue um alô para o Dória, assíduo leitor aqui do sitão do Aguinaldão. Babalúúúúúú …

  16. Djalma Filho says:

    Não estou gostando nada dos seus últimos subtextos, Aguinaldo!… (a morte é para os fracos!)… Parta para cima cada nova história como se não houvesse ontem – nem amanhã!… Roteiros são escritos no presente. É só o que eu te digo. Um grande abraço. Sou teu fã. Djalma Filho

  17. Luiza Tomé says:

    Querido Aguinaldo , para mim, fazer uma novela sua é de um orgulho e honra que você não imagina❤️ .

    Beijos e beijos

    Luíza Tomé

  18. BACELETA says:

    Aguinaldo
    Por favor, force a barra para Luana Piovani estar na sua novela, ela estava tão feliz com essa possibilidade
    queria tanto fazer um trabalho seu, vai ser uma pena…

    1. Aguinaldo Silva says:

      Eu também fiquei triste, querida… Ou querido, não sei.

      1. Dawson Gomez says:

        Putz nao creio que a Piovani nao fara sua novela! Tava ansioso pra ve-la no horario nobre . Sao sempre as mesmas caras na telinha.. Ela seria um diferencial.

  19. joao says:

    Carol, Vida, Maria dos remédios, Scarlet … preferia que viesse uma personagem nova, mas de vela outra vez numa novela de Aguinaldo é uma honra.

  20. Filipe do Vale says:

    Por ser novo na idade, assisti poucas novelas suas. Poucas mesmo. mas pesquisei muito pelo seu comum nome na Internet. E acredito que todas as suas novelas, principalmente as que se passam numa cidade interiorana da sua mente, sejam ótimas, porque adoro o realismo mágico (me corrija se essas não forem do gênero, mas é o que entendi ao assisti-las em reprises e algumas cenas das novelas que não assisti por completo).
    Virei seu fã. Melhor, um admirador da sua escrita.
    E já gostei dessa coisa de você “reutilizar” seus personagens de outras obras suas na sua próxima novela.
    Estou ansioso por vê-la.
    Ah, e se proteja da saraivada de críticas desconstrutivas e abrace as… Você sabe.

  21. Adão Barbosa says:

    Prezado Aguinaldo,
    Gostaria de fazer uma observação a respeito das atuais aberturas de novelas da Rede Globo. Ultimamente essas aberturas estão muito parecidas e realizadas apenas com aquela computação gráfica “chifrim”.Gostaria de sugerir ao senhor que solicitasse à Rede Globo uma revisão nestas aberturas, usando aberturas mais criativas, como em Pedra Sobre Pedra, A Indomada e outras que foram bem criativas. Segunda sugestão: Porque o senhor não convida a Luiza Tomé para sua novela , é uma excelente atriz , linda e que contribuiu e muito pra com às suas novelas.Terceira sugestão:Eu… Isso mesmo, gostaria de fazer um teste pelo menos para figuração em sua novela; em decorrência de morar de uma cidade do interior de Minas Gerais nunca tive uma oportunidade , não há agências para atores, é apenas uma oportunidade de um teste com sua equipe de diretores, sei que tenho talento posso surpreender sua equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *