CURSOS DE FEVEREIRO – 2019

O TEATRO FÍSICO DAS MÁSCARAS
Prof. Joca Andreazza
joca

Sábados – 10h às 13h
Investimento – 10 parcelas de R$ 450,00
02 de fevereiro de 2019 a 30 de novembro de 2019.
Público – a partir dos 16 anos
Obs.: Uso de roupa (Totalmente preta)
Mínimo 10 alunos / Máximo 20 alunos

João Carlos Andreazza (Joca Andreazza) tem vinte e oito anos de trabalho profissional como ator, diretor, mascareiro e educador. Formado em Artes Cênicas pela UNICAMP em 1990, onde foi bolsista do FAP-Funcamp (Fundação de Apoio à Pesquisa – UNICAMP) e desenvolveu o projeto intitulado “Um estudo da comédia do Renascimento italiano”, foi professor nesta instituição por dois anos (2006-2008). Na UNISO – Universidade de Sorocaba – trabalhou por três anos (2005-2008) como professor na formação de Arte-educadores. Posteriormente ministrou cursos sobre “o trabalho do ator com a máscara” em várias cidades do Brasil; em Lima no Peru; em Londres na Queen’s Mary University e Claremont Center e em Colima no México na Universidade de Colima.
Em sua carreira de ator destacam-se os espetáculos: “Os Lusíadas” (2002), como narrador do espetáculo; “Agreste” (2004) Prêmio Shell e APCA de Melhor Texto, além da sua indicação para Melhor Ator no Prêmio Shell e no Prêmio Qualidade Brasil de 2004 (categoria drama); “Anatomia Frozen” (2009) Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Elenco. Em 2012 recebeu Prêmio APCA de Melhor Ator pelo seu trabalho em “A Bilha Quebrada” de Heinrich Von Kleist e “A Ilusão Cômica” de Pierre Corneille – no papel do Capitão Matamouros, personagem emblemático da Commedia dell’Arte.

Proposta: criar um espaço de treinamento para o estudante/ator se aperfeiçoar nas técnicas da utilização da máscara teatral e seus desdobramentos para uso no teatro contemporâneo. A cada módulo o participante entrará em contato com diferentes máscaras: máscara neutra e máscaras da commedia dell´arte no primeiro semestre; partindo em seguida para as máscaras larvárias e expressivas inteiras no segundo semestre.

Primeiro Módulo

A Máscara Neutra
Meses: Fevereiro e Abril

Desenvolvida por Jacques Copeau para a escola de Vieux Colombier a máscara neutra foi fundamental na retomada da cena teatral no pós-guerra. Também conhecida como máscara nobre. Não é uma máscara de espetáculo e sim uma máscara pedagógica, por meio da qual se estabelecem todos os conceitos técnicos básicos para a utilização de todas as outras máscaras, por isso está inserida na categoria de “máscara de base”. O primeiro módulo do curso será dedicado inteiramente ao seu estudo e treinamento, para assim conhecermos os paradoxos, os conceitos e as técnicas básicas do uso pedagógico desta máscara.

Neste módulo vamos também refletir e compreender o conceito de neutralidade e simetria, investigando a neutralidade a partir do eixo corporal; o ritual de iniciação e os oito passos do batismo; a pré-expressividade; o olhar por detrás da máscara; o esconder para revelar; o menos igual a mais; o aqui e agora; a precisão; a ocupação e organização do espaço; a segmentação; a angulação; a triangulação, entre outras técnicas e conceitos que compõem o universo de ação desta máscara.

Programa
1. Exercícios preparatórios
2. Pré-expressividade
3. Exercícios complementares

Segundo Módulo

As Máscaras da Commedia dell’arte
Meses: Abril a Julho de 2019

Com a sua aparição na Itália do século XVI e sucessiva difusão e adaptação em toda Europa, a Commedia dell’Arte determina uma reviravolta importantíssima na história do teatro. Com ela o teatro ritualístico ou diletante torna-se profissão, nasce o ator novo, depositário de uma ciência do recitar. Nasce, portanto, o teatro moderno.

Apresentada hoje em dia, a Commedia dell’arte revela-se disciplina rigorosa, cujo conhecimento é indispensável àqueles que do teatro fazem ou intencionam fazer, uma escolha profissional. Por isso, criou-se um programa específico para este treinamento:

Programa
1. Exercícios preparatórios
2. Exercícios fundamentais
3. Teoria e conceitos complementares
4. Iniciações às máscaras
5. Pequena experiência estética

Terceiro Módulo

As Máscaras Larvárias
Meses: Agosto a Setembro de 2019

Descoberta nos anos sessenta no Carnaval de Basel na Suíça, as máscaras Larvárias referem-se a formas simplificadas da figura humana. Foram usadas por Lecoq na École Internacionale de Théâtre Jacques Lecoq, como uma larva que se lança na descoberta do mundo.

O estudante/ator colocando-se ao serviço das características da máscara poderá explorar, de forma larvária, as suas primeiras ações expressivas para a construção de um estado de máscara, onde começarão a se perceber as linhas de força que desenham as primeiras atitudes físicas para se relacionar de forma expressiva com o entorno, com as demais máscaras e a plateia.

Será trabalhada a compreensão do espaço cênico como espaço de jogo; a relação entre as máscaras como criação do jogo teatral e a consciência do espaço e dos elementos para a improvisação livre.

O movimento; a ação física; as características das máscaras; a observação da máscara; a descoberta do eixo; pré-expressividade e expressividade; a animalização são elementos a serem trabalhadas ao longo do curso. Considerada a segunda das “máscaras de base”

Programa

1. Exercício para o bom uso da máscara Larvária
2. Exercícios fundamentais
3. Exercícios complementares
4. Iniciações às máscaras
5. Pequena experiência estética

Quarto Módulo

As Máscaras Expressivas inteiras de olhos abertos e fechados
Meses: Outubro e Novembro

O trabalho com as máscaras expressivas tem o papel de possibilitar ao estudante/ator uma experiência em que se intensificam e se fixam todos os códigos trabalhados com as máscaras neutras e larvária, preparando o ator para a passagem das máscaras de base para a meia máscara expressiva.

Investigaremos a aplicação da máscara e da contra-máscara ou impulso e contra-impulso; os detalhes quase realistas de composição; a utilização de figurinos e composições corporais com próteses, a utilização de adereços, entre outras técnicas já abordadas.

Programa

1. Exercício para o bom uso da máscara expressiva inteira
2. Exercícios fundamentais
3. Exercícios complementares
4. Iniciações às máscaras
5. Pequena experiência estética

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ATUAÇÃO – HUMOR
Prof. Paulinho Serra
PAULINHO SERRA
04 a 08 de fevereiro de 2019.
Segunda a sexta – 19h às 22h
Investimento – Taxa Única – R$ 800,00
Pagamentos realizados até 31/01/19 – R$ 700,00
Alunos e Ex-alunos – R$ 600,00
Público: a partir dos 16 anos
Mínimo 10 alunos / Máximo 20 alunos
Obs.: Apresentação final – Sábado – 09/02/2019 – 20h

Paulinho Serra, Ator do seriado Chapa Quente, da TV Globo, ator de Vai Que Cola e Xilindró, no Multishow, com participações em mais de 12 filmes no cinema brasileiro, ex-VJ da MTV (onde apresentou programas como Comédia MTV e Quinta Categoria) e fundador do canal Amada Foca (sucesso no Youtube e redes sociais), Paulinho traça sua trajetória artística e promete deixar o seu coração no palco. O humorista também foi repórter de rua do BBB e participou do quadro Super Chef, do Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. Esteve no elenco de Aluga-se um Namorado ao lado de Eri Johnson, que em turnê nacional lotou teatros do Brasil inteiro. Montou a extinta cia de humor DEZNECESSÁRIOS enquanto atuava na novela Duas Caras, da TV Globo. Passou pelo programa Pânico na TV, teve participações nas novelas Pé na Jaca, Beleza Pura, atuou no longa-metragem Super Pai, Mundo Cão e Os Normais 2, de Fernanda Young e Alexandre Machado, junto com Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.

“O Humor é uma ferramenta fundamental para a vida.”

As pessoas que usam deliberadamente o seu sentido de Humor, são mais bem sucedidas, mais saudáveis e mais felizes.

Proposta: está voltado para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões para o jogo cênico. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso.

Programa
1.Pesquisa, criação e desenvolvimento da personagem
2.Caracterização da personagem
3.Tempo de comédia
4.Ironia e Intertextualidade
5.Apresentação da criação da personagem

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Roteiro – A arte de escrever esquete
Prof. Celso Taddei
FOTO - CELSO TADDEI
09 a 10 de fevereiro de 2019.
Sábado e domingo – 14h às 18h
Investimento – Taxa Única – R$ 800,00
Pagamentos realizados até 31/01/19 – R$ 700,00
Alunos e Ex-alunos – R$ 600,00
Público: a partir dos 18 anos
Mínimo 10 alunos / Máximo 20 alunos

Celso Taddei é Roteirista Chefe do programa Zorra, da Rede Globo. Além de diversos trabalhos para tv, escreveu peças de teatro e roteiros de cinema, tais como Apesar de Você, Vestido Para Casar, Os Caras de Pau e O Roubo do Anel, Retrato Falhado e A Vida Sexual da Mulher Feia.

Rimos de quê? De quem? Por quê?
Os paradoxos do riso: Razão e emoção; verdade e dor.
A mecânica da comédia.
A personagem cômica.
Esquete, dramaturgia, síntese.
A ideia: Loucura ou técnica?
Na Sala dos Autores. A mesa. Fervendo os esquetes.

Proposta: mostrar as mais variadas técnicas para se criar um roteiro de esquete de humor. Além da teoria, o aluno vai ter a oportunidade de escrever esquetes que serão avaliados e lidos em sala de aula.

Programa
1.Escaleta e cena.
2.Diálogos.
3.Breve panorama de esquetes clássicos e atuais no Brasil e outras partes do mundo.
4.Exercícios práticos.

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ImproKids
Prof. Glaura Lacerda
glaura
02 a 23 de fevereiro de 2019.
Sábados – 10h às 12h30
Investimento – Taxa Única – R$ 300,00
Alunos e Ex-alunos – R$ 250,00
Público: a partir dos 07 anos
Mínimo 10 alunos / Máximo 20 alunos

Glaura Lacerda, atriz, Produtora e Arte Educadora. Há mais de dez anos no mercado. Formação em Artes Cênicas, Locução, Graduação e Licenciatura em Artes Visuais. Cursou Fátima Toledo, Academia Internacional de Cinema e estudou com Fernando Leal. Mais de trinta espetacular em cartaz.

Proposta: fazer improvisação teatral quando criança é uma das formas de incentivar a criatividade, a resolução de problemas e a sociabilidade. A aula começa com um aquecimento corporal, depois é proposta a atividade do dia que pode ser individual ou coletiva e ai finalizamos discutindo o que aprendemos no dia. Incentivar a criança a imaginar soluções, criar cenas, jogar com o outro e se divertir são os objetivos.

Programa
1.Jogo dramático
2.Jogo teatral
3.Jogos tradicionais
4.Jogos espontâneos

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